
1º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO CEPAM
regulamento


REALIZAÇÃO:
APOIO:
Centro Nacional de Pesquisa e
Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM)
Para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado anualmente em 22 de maio, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) comunica a abertura das inscrições do 1º Concurso de Fotografia “Biodiversidade Amazônica”. O concurso visa conscientizar a população sobre a importância da sociobiodiversidade amazônica e é dividido nas categorias: 1- Ser humano e Cultura; 2- Paisagem; 3- Fauna e Flora.
REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO CEPAM (2017)
1. PARTICIPAÇÃO
1.1 Qualquer pessoa é apta a participar do 1º Concurso de Fotografia do CEPAM, desde que seja autora das fotografias inscritas.
2. SOBRE O CONCURSO
2.1.Tema do concurso: “Biodiversidade Amazônica”.
2.2. As categorias deste concurso são:
I) Ser humano e cultura - Fotografia do cotidiano amazônico em ambientes naturais, sendo o elemento humano e sua relação com o ambiente a referência principal.
II) Paisagem - Fotografias de paisagens naturais amazônicas.
III) Fauna e Flora - Fotografias de animais silvestres e/ou plantas da Amazônia em seu ambiente natural.
3. INSCRIÇÃO
3.1 A inscrição no 1º Concurso de Fotografias do CEPAM é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet.
3.2 As inscrições no concurso iniciam em 04 de maio e finalizam em 20 de maio de 2017.
Parágrafo 1º: É de inteira responsabilidade do fotógrafo a inscrição de fotografias em que seja possível identificar as pessoas fotografadas, sendo sempre necessário o consentimento das mesmas.
3.3 O participante deverá preencher o formulário online, que encontra-se disponível em nossas mídias sociais ou acessando diretamente esse link: Formulário para Inscrição.
3.4 Após o envio das fotos e do formulário de inscrição, o participante receberá um e-mail confirmando sua participação.
3.5 As fotografias devem ter, no máximo, 1 Megabyte e só serão aceitas fotos no formato JPEG.
3.6 As fotografias podem ser feitas em câmeras de celular, tablets, câmeras dslr, compactas e analógicas.
3.7 As fotografias inscritas no concurso devem, obrigatoriamente, estar relacionadas ao tema “Biodiversidade Amazônica”.
3.8 Não serão aceitas fotografias com assinatura digital, marca d’água ou que possam identificar o fotógrafo (a).
3.8.1 As fotografias podem ser em cor ou P&B (preto e branco).
3.8.2 É permitido pequenas edições, desde que não transfigure a imagem original.
3.8.3. É proibido qualquer tipo de edição que transfigure a imagem original do registro fotográfico, por exemplo, remover ou adicionar itens.
3.9 Pode ser solicitado dos finalistas, o arquivo original da fotografia, como forma de comprovar a autoria da mesma.
3.10 O participante poderá inscrever apenas 1 (uma) fotografia por categoria.
4. COMISSÃO JULGADORA
4.1 A Comissão Julgadora será formada por 3 (três) membros:
BRUNO KELLY: É natural de São José dos Campos (SP). Formado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (SP), vive em Manaus desde 2009 onde atuou por cinco anos no jornal A Crítica. Atualmente como profissional independente, realiza trabalhos para veículos e ONGs do Brasil e exterior. É freelancer assíduo da agência Reuters. Participou da cobertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Copa das Confederações 2013, Mundial FIFA de Futebol 2014. Foi vencer dos Prêmios Jornalista&Cia/HSBC de Sustentabilidade em 2010 e Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2015.
DIOGO LAGROTERIA: É analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É médico veterinário e atuou por 10 anos no Centro de Fauna Silvestre do IBAMA, no Amazonas. Na fotografia trabalha em projetos de conservação de fauna silvestre na região amazônica e usa as suas imagens como ferramenta para a conservação.
ALINE FIDELIX: Trabalha com fotografia há 7 anos na cidade de Manaus na Amazônia brasileira. Recentemente foi destaque em um concurso internacional de fotografia com tema "Áreas Úmidas" da The Ramsar Convention on Wetlands.
4.2 Os membros da Comissão Julgadora receberão as fotografias inscritas sem qualquer elemento que permita a identificação do autor.
4.3 As melhores fotografias serão escolhidas levando-se em consideração adequação ao tema do concurso, qualidade e originalidade das imagens, composição e criatividade do autor.
4.4 As decisões da Comissão Julgadora são soberanas, inquestionáveis e finais, não cabendo qualquer impugnação ou recurso.
5. PREMIAÇÃO
5.1 O CEPAM com apoio da Fundação Vitória Amazônica irão premiar três ganhadores por categoria:
Primeiro lugar de cada categoria receberá Kit Cepam Master: 1 pacote de Castanhas do Unini 100g, 2 livros, 1 camiseta, 1 caneca, 1 broche, 1 boné, 1 ecobag, adesivos.
Segundo lugar de cada categoria receberá um Kit Cepam Pró: 1 livro, 1 camiseta, 1 caneca, 1 broche, 1 boné, adesivos.
Terceiro lugar de cada categoria: 1 Livro, 1 caneca, 1 boné, adesivos.
5.2 Nenhum participante receberá qualquer tipo de remuneração.
5.3 Os premiados também receberão um certificado de participação no concurso.
5.3 Os premiados também poderão ter suas fotos divulgadas em meios de comunicação, desde que não haja finalidade comercial e sempre com os devidos créditos de autoria.
6. RESULTADO
6.1. O resultado final do concurso será divulgado no dia 22 de maio de 2017, Dia Mundial da Biodiversidade.
6.2 As fotografias ganhadoras serão divulgadas nas plataformas digitais da Instituição.
6.3. Os ganhadores serão notificados via e-mail.
7. TERMO DE USO
7.1 Com a confirmação da inscrição o participante aceita automaticamente que as fotografias submetidas possam ser utilizadas em publicações, mídia digital, e reproduzidas, sem fins comerciais e de forma ética, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sem necessidade de comunicação prévia.
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do concurso;
8.2 No ato da inscrição e envio das fotografias o participante aceitará, implicitamente, todas as disposições deste regulamento.
8.3 Colaboradores vinculados ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM) e da comissão julgadora não podem participar do concurso.